A Proteção Contra Incêndios Para Objetos Críticos Para A Empresa... É Um Bom Investimento?
Muitas pessoas do setor de proteção contra incêndios estão começando a falar sobre “proteção de objetos”. Como é uma expressão nova, não é muito bem entendida. Assim, com este blog, gostaria de discutir a “proteção de objetos” e informá-lo sobre como ela difere das soluções convencionais de supressão de incêndios, por que ela é importante e, por último, demonstrar que vale à pena implementá-la em sua empresa.
Os sistemas convencionais de proteção contra incêndios deixam espaços fechados desprotegidos. Quando um incêndio começa em um gabinete elétrico trancado ou em uma máquina CNC ou mesmo dentro do compartimento do motor de um ônibus, ele normalmente não é percebido até que se espalhe além do invólucro. Nesse ponto, os sistemas convencionais como sprinklers ou extintores de incêndio manuais são usados para apagar o fogo. Mas aí já ocorreram muitos danos e os danos colaterais e o custo de sistemas de descarga com sprinklers são frequentemente piores do que o próprio incêndio.
A proteção a objetos preenche a lacuna entre os sistemas convencionais. Geralmente ele é instalado diretamente dentro dos objetos, dentro de compartimentos fechados que abrigam circuitos elétricos ou mecânicos – onde os incêndios têm a maior probabilidade de começar. Um sistema de proteção contra incêndios de objetos como o FireDETEC, detecta e suprime mais rapidamente um incêndio antes que ocorram danos significativos. E os danos incidentais devido a descarga de produtos químicos são mínimos ou inexistentes.
A “proteção contra incêndios de objetos” está se tornando a palavra de ordem do setor por que mais e mais empresas estão percebendo que os equipamentos e as máquinas de alto risco e críticos para a empresa precisam ser protegidos diretamente com um sistema de supressão de incêndios complementar. Toda empresa tem objetos essenciais a sua operação. Uma empresa de manufatura tem máquinas de produção essenciais, empresas de software precisam de energia elétrica ininterrupta para realizarem seus trabalhos, cozinhas comerciais contam com seus fogões em boas condições de trabalho e assim por diante. Qualquer interrupção das operações normais causada por incêndio ou a limpeza pós-incêndio afetará drasticamente o resultado financeiro da empresa. Assim, a “proteção contra incêndios de objetos” vale o investimento? No caso de equipamentos críticos para a empresa a resposta é sim! – especialmente se você considerar que ele pode custar menos do que um euro por dia. Essa despesa é insignificante em comparação com a perda potencial de renda causada pela interrupção dos negócios devido a um incêndio. Além disso, os sistemas são instalados rapidamente e têm manutenção fácil, o que mantém as despesas operacionais e de capital no mínimo.
Incêndios acontecem regularmente. Infelizmente, muitas empresas que sofrem um incêndio de grandes proporções jamais reabrem e, dentre aquelas que abrem, quase 25% fecham em dois anos. Agora, no entanto, nunca foi tão fácil ou mais econômico garantir a continuidade dos negócios com a proteção contra incêndios de objetos. É hora de determinar quais equipamentos e máquinas são críticos para suas operações em andamento e investir em proteção contra incêndios de objetos. Para saber mais sobre os sistemas de proteção de objetos FireDETEC da Rotarex Firetec, baixe esse folheto.