Sep 09, 2014

Sistema De Supressão De Incêndio FireDETEC Para Ônibus É O Primeiro A Ganhar A Aprovação Do SP

O FireDETEC atende novas normas rígidas para a supressão de incêndios em motores de ônibus

Lintgen, Luxemburgo – 8 de setembro de 2014 – A FireDETEC®, parte da unidade da Firetec da Rotarex, SA, anunciou que sua Linha compacta FireDETEC para motores de veículos recebeu a marca P de acordo com as novas normas SPCR 183 emitidas pelo Instituto Técnico de Pesquisa SP da Suécia.

O FireDETEC é o primeiro sistema de supressão de incêndios a receber essa importante certificação.

O Instituto Técnico de Pesquisa SP da Suécia desenvolveu um novo sistema de certificação projetado para criar um ambiente mais seguro para passageiros e motoristas de ônibus de todo o mundo. O SPCR 183 é uma metodologia de teste elaborada especificamente para testar a eficácia dos sistemas de supressão de incêndios em motores de ônibus de acordo com o método 4912 SP, capítulo 3. É uma metodologia de teste mais robusta do que os protocolos de teste anteriores pois avalia o desempenho da supressão de incêndio de acordo com condições mais realistas dos motores de ônibus e inclui medidas específicas de durabilidade sob condições adversas bem como um programa de garantia da qualidade auditado do fabricante. Essa nova norma agora está sendo analisada por um grupo de trabalho de segurança geral das Nações Unidos como uma norma global possível para ônibus. Se adotada, isso significa que a instalação de sistemas de supressão de incêndios aprovados em compartimentos de motores será obrigatória para todos os veículos de uma ou duas plataformas, rígidos ou articulados da categoria M2 ou M3.

Andrè Proes, gerente de vendas da Rotarex Firetec, comentou: “Os motoristas de ônibus devem ter mais confiança com um sistema de supressão de incêndios que leva a marca P pois ela certifica a eficácia sob condições realistas e adversas em que os motores de ônibus operam. Em breve todos os ônibus provavelmente exigirão um sistema de supressão de incêndios integrado com base no método 4912 SP pois ele ajuda a salvar as vidas dos passageiros. Nossos sistemas FireDETEC são uma maneira eficaz e econômica de reduzir o risco aos passageiros e ativos, bem como de atender a legislação futura pendente.”

A tecnologia patenteada da FireDETEC é instalada diretamente no compartimento do motor, mais próximo de onde a maioria dos incêndios em ônibus começa. Ela usa uma tubulação de detecção pneumática extremamente eficaz, econômica e fácil de instalar. Além disso, ela suporta as condições adversas de um motor de veículo em movimento. Um agente líquido especial suprime os incêndios à base de óleo em condições de alto fluxo de ar e usa uma descarga prolongada para evitar a reignição do fogo. Ela também adverte os motoristas através de um alarme especial no painel para que eles tenham tempo de parar o ônibus e evacuar os passageiros. Na maioria dos casos, o incêndio será apagado antes que o motorista tenha tempo de parar o ônibus.

Proes continua explicando como o FireDETEC funciona: “Se ocorrer um incêndio, o calor faz com que a tubulação pressurizada do sensor se rompa no ponto mais próximo do fogo. A despressurização repentina aciona uma válvula e inunda instantaneamente todo o compartimento com um agente líquido que extingue o incêndio momentos após seu início.

Sobre o FireDETEC
Os sistemas de supressão de incêndio compactos FireDETEC foram projetados especificamente para equipamentos críticos e maquinários em alto risco de incêndio. Ele protege os espaços pouco protegidos pelos sistemas de combate a incêndios tradicionais. A tubulação flexível do sensor de incêndio usando a tecnologia pneumática é instalada entre os dispositivos mecânicos e circuitos críticos, mais próximo de onde o incêndio começa. Detectando rapidamente incêndios incipientes e disparando imediatamente a liberação de um agente extintor, os sistemas FireDETEC suprimem o incêndio antes que ele possa causar danos significativos. A tecnologia FireDETEC opera em mais de 60,000 instalações em todo o mundo.

Sobre o Instituto Técnico de Pesquisa SP da Suécia
O Instituto Técnico de Pesquisa SP da Suécia é um instituto totalmente estatal subordinado ao Ministério da indústria sueco. O SP é o instituto nacional para avaliação técnica, pesquisa, testes e certificação, metrologia e calibração e trabalha lado a lado com pequenas e grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia e outras organizações. A SP Fire Technology realiza pesquisas, testes e certificações de produtos relacionados com a segurança contra incêndios.

Paul Delecourt